Muito Além da Técnica: Cuidar de Si Mesma para poder Cuidar das nossas Crianças
O dia a dia com crianças autistas pode ser uma tarefa nada fácil! Medos, inseguranças, expectativas e desejos dos terapeutas e dos pais estão sempre em jogo…
Certamente, dentre as coisas que são fundamentais para atuar com essas crianças está a atualização constante de todos envolvidos no processo terapêutico, desde os profissionais até os pais e cuidadores!!! Cursos de capacitação, de aprimoramento, de especialização ou formações em abordagens específicas são extremamente bem-vindos! Afinal, não é possível reconhecer o que não é conhecido! Ou seja, não seremos capazes de identificar sinais de autismo nas crianças se não tivermos adquirido esse conhecimento acerca dos critérios diagnósticos e das características do transtorno. Além disso, encher a nossa “caixinha de ferramentas” com técnicas específicas para intervenção em cada situação é fundamental.
No entanto, existe outra coisa que vejo ser fundamental no processo de formação dos terapeutas e de capacitação parental que é o conhecimento de si. Isso mesmo! O Autoconhecimento, muitas vezes, é uma ferramenta tão poderosa quanto as ferramentas que adquirimos com técnicas e conhecimento teórico. Afinal, para cuidar do outro, é necessário cuidar de si mesmo primeiro!!!
O Autoconhecimento nos permite perceber nossos modelos de pensamentos, nossas “formas preferidas” de reação frente às situações corriqueiras, e isso nos torna pessoas mais assertivas em tudo, inclusive no lidar com nossas crianças.
Por exemplo: como é possível acolher a ansiedade da criança frente a situações desafioadoras para ela, se eu mesma posso estar ansiosa com qualquer situação difícil pela qual eu esteja passando? Ou ainda, como posso observar o comportamento da criança autista e me esvaziar para adentrar o seu mundo, se estou repleta de pensamentos e imagens preconcebidas a respeito do que eu quero e acho que precisa ser feito naquele momento pela criança? Como posso oferecer ao outro uma escuta cuidadosa e realmente atenta, se eu mesma não consigo escutar os meus próprios pensamentos?
Portanto, o autoconhecimento é também uma forma de exercitar a escuta no cotidiano com nossas crianças!
Muitas são as ferramentas disponíveis, atualmente, para ajudar nesse processo de autoconhecimento! Psicologia, psicanálise, terapia holística, filosofia clínica, meditação, ioga, viagens, contato com a natureza, esportes radicais, artes marciais… uma infinidade!!! Encontre uma que faça seu coração ficar em paz, e depois me conta se isso fez diferença na sua vida!
Deixe um comentário